PROJETOS


Projeto de leitura

CONFUSÃO NO JARDIM: Era noite e, de repente, no meio do jardim, apareceu um clarão. Alguns bichos fugiram assustados. Outros ficaram encantados com aquilo que devia ser uma estrela caída do céu. Mas quem desvendou mesmo o mistério foi a formiga, que viu quando João atirou o charuto ainda aceso na grama do jardim.

NATUREZA E SOCIEDADE:  animais ( penas, pelos, quantas patas...) e seu habitat.

MATEMÁTICA: Relação-quantidade dos numerais de 0 a 10, contando os animais da histórias.
                              Formas geométricas: CIRCULO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Produção de frase e análise das palavras de cada bichinho (SAPO, GATO, CARAMUJO, MARIPOSA, VAGA-LUME, FORMIGA E GRILO)


ARTES VISUAIS: Cada dia, confeccionamos um bichinho da história com materiais diversificados (tinta, cola colorida, papel crepom e cartão, dobraduras...) Daí, no final, montamos um livrinho. Não foi com todas as paginas do livro "CONFUSÃO NO JARDIM", mas apenas com os bichinhos da história. Veja como ficou. Espero que gostem.













"A FAMÍLIA É QUEM CONTA"



Duração: 2 meses

Publico Alvo: Educação Infantil (1° e 2° Período)

Justificativa:

O seguinte projeto de leitura tem o proposito de fomentar o gosto pela leitura na Educação Infantil, fase inicial de escolaridade da criança. A mediação entre a Leitura e a criança será feita por meio da Família, onde professora convida toda a Família (Pai, Mãe, tio, tia, Avós, cachorro, gato, papagaio...) de cada criança da turma a Ler uma História Infantil da maneira que elas acharem melhor. Esse momento é mágico para a criança, pois penso que, de tudo que as escolas podem fazer com as crianças e os jovens, não há nada de importância maior que o ensino de prazer da leitura, melhor ainda ser for incentivada pela Família (um parente ou um ente querido) da criança. É preciso que o ato de ler dê prazer as crianças.


Objetivo Geral:

  • Favorecer o vinculo "Família-Escola" no desenvolvimento das capacidades linguística e criadora das crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita.

Objetivos Específicos:

  • Ampliar o vocabulário;
  • Valorizar a auto-estima da criança;
  • Convidar a Família de cada criança para contar uma história, acolhendo-as num ambiente seguro e aconchegante;
  • Identificar elementos que compõem a história;
  • Estimular a produção de discurso oral e escrito;
  • Incentivar as crianças a recontarem histórias, produzindo ideias divergentes;
Desenvolvimento:

Toda semana, uma família é convidada a comparecer na escola para participar do projeto: "A FAMÍLIA É QUEM CONTA" e ler a história para toda a turma. A história é escolhida pela professora com o propósito de abordar temas que estão dentro do componente curricular da série em questão (aqui no meu caso seria o currículo da Educação Infantil). A família pode contar a História da maneira que ela se sentir mais a vontade. É importante que toda família (membros que a compõe) participe. Após a leitura da história (contada, dramatizada, cantada...) a família conversa um pouco com as crianças sobre o que fala o livro e em seguida é agradecida pelas crianças pela sua presença na turma com a música: "Que bom que você está aqui..." todo é registrado como vídeo e fotos.
Dando continuidade, na rodinha da conversa, a professora explora mais sobre o tema abordado na história e deixa as crianças comentar/conversar sobre o que elas entenderam e aprenderam com a leitura. Então, registram em folha ( formas diversificadas com materiais diversos, cola colorida, tinta, barbante, papéis colorido, lápis de cor, giz de cera...) a história conforme elas compreenderam e aprenderam com a família do coleguinha e da professora.

Sugestões de livros:

O OVO E O VOVÔ

Tão difícil, tocar no assunto "morte" com as crianças, né? Esse livro aborda essa temática: fala de como as pessoas que não estão mais aqui com a gente podem continuar vivendo em nossas lembranças.

EUGÊNIO, O GÊNIO

Eugênio é um burrinho muito inteligente, diferente dos outros que são apenas burros. ele era o mais inteligente da floresta, mas tinha um problema grave, empacava em tudo o que ia fazer e para desempacar tinha que ser com muito sacrifício. Na floresta aonde Eugênio morava ia acontecer um concurso para saber quem era o mais sábio e o prêmio era muito bom, é claro que todos da floresta e queria que Eugênio se escrevesse, mas como ele tinha um gênio daqueles foi bastante difícil convencê-lo. A competição começa e quem será que vai ganhar?E Eugênio vai empacar? Isso só quem pode dizer é Eugênio o gênio que tem um gênio!


PARA QUE SERVE UMA BARRIGA TÃO GRANDE?

Vai chegar bezerrinho novo na família de dona Vaca. E quem não está entendendo nada é seu filhote. Por que mamãe está ficando tão grande? O que será que vai acontecer quando o bebê nascer? Com muito humor, este livro fala das emoções experimentadas pela criança que se depara com a gravidez da mãe.


MARIA VAI COM AS OUTRAS

A ovelha Maria era mesmo uma Maria-vai-com-as-outras.Até o dia em que descobriu que cada um pode ter o seu próprio caminho, basta querer.


CONFUSÃO NO JARDIM

Era noite e, de repente, no meio do jardim, apareceu um clarão. Alguns bichos fugiram assustados. Outros ficaram encantados com aquilo que devia ser uma estrela caída do céu. Mas quem desvendou mesmo o mistério foi a formiga, que viu quando João atirou o charuto ainda aceso na grama do jardim.



O REINO DAS BORBOLETAS BRANCAS

Uma borboletinha corajosa rompe as barreiras do preconceito e do isolamento e transforma seu reino num lugar mais livre e feliz.



UMA JOANINHA DIFERENTE

Uma Joaninha sem bolinhas descobre uma forma inteligente e criativa de lutar contra o preconceito e a discriminação.





PUBLICO ALVO: 2º Período da Educação Infantil ( 5 anos)

DURAÇÃO DO PROJETO: 5 Semanas

OBJETIVOS: 

Ampliar o vocabulário; Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios; 
Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

ÁREAS: 

Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

MATEMÁTICA:

Quantidade;
Contagem;
Classificação;
Agrupamento

ARTES: 

Artes com material reciclável; Desenhos com interferência e sem interferência; Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
Massa de modelar; Confecção de uma horta com garrafa pet e cartazes. 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: 

Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos); Músicas; Letras iniciais. 

NATUREZA E SOCIEDADE: 

Experiências;
Observação da transformação dos alimentos em outros ( suco de frutas, salada de f
ruta e legumes, sopão coletivo, vitaminas...)
Meio ambiente (produção dos alimentos);
Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

Salada de fruta Data: 29/07/2011




 Dominó Das Frutas


 Vitamina de frutas Data: 24/08/2011



PROJETO: FESTA JUNINA
 

Publico Alvo: Educação Infantil
Duração: Mês de Junho 



EIXOS 


Identidade e Autonomia

Música

Matemática

Artes Visuais

Movimento

Natureza e Sociedade

Linguagem oral e escrita



OBJETIVO GERAL



Incentivar nos alunos o gosto da festa junina, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras e pesquisas, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS 



Conhecer a origem e as caracteristicas das festas juninas;

Admirar e respeitar o trabalho do homem no campo;

Ouvir com interesse as informações tragas pelos colegas de sala;

Desenvolver a socialização, incentivando o trabalho em grupo;

Valorizar as tradições das Festas Juninas;

Ampliar o vocabulário;

Incentivar o gosto pela culinária junina;

Desenvolver a Linguagem oral e escrita;

Estimular a criatividade e a imaginação, através de atividades relacionadas ao tema;

Conscientizar sobre os periogos dos balões e fogos de artificios

Propiciar as crianças a participação em diversas brincadeiras; 



Durante o mês de junho, dentro do projeto "Festa Junina", vamos trabalhar várias receitas de comidas típicas da festa junina. De inicio, fizemos a receita do Amendim Doce:

AMENDOIM DOCE

1 XÍCARA DE AMENDOIM;
1 XÍCARA DE AÇUCAR;
1 XÍCARA DE ÁGUA;
COLOCAR OS INGREDIENTES NUMA PANELA E LEVAR AO FOGO ATÉ A ÁGUA EVAPORAR.


  

EIXO:


( NATUREZA E SOCIEDADE): Comida Típica- Amendoim Doce;


( LINGUAGEM ORAL E ESCRITA): Explorar a receita registrada em cartaz (fazer análise das palavras: AMENDOIM, AGUA E AÇUCAR) e trabalhar a origem dos ingredientes.





( ARTES VISUAIS): Contrução de um "cone" de cartolina e giz de cera, para a degustação do amendoim feito pelas as crianças.




( MATEMÁTICA): Contagem de cada alunos com o "cone de amendoins" (Quantos Somos?); capacidade de medida e massa e noção de quantidade/número.


Foi uma festa só. As crianças adoraram fazer e comer o amendoim doce feito dentro de sala de aula. É muito gratificante vê que o trabalho que realizamos em sala é compreendido e aceito por todos os alunos. Muito bom. Adorei essa receita, este momento.


Toda semana, trabalhamos uma receita típica da Festa Junina. Dessa vez, foi a receita do bolo de fubá. Nesta receita teve enfoque os eixo:

Natureza e Sociedade: festa junina (comida típica);
Linguagem oral e escrita: explorar a receita, confeccionada em cartaz e origem dos ingredientes;
Matemática: explorar as quantidades/medidas de capacidade/massa e
Artes Visuais: recorte e colagem das xícara ou copos.


BOLO DE FUBÁ

1 XÍCARA DE FUBÁ
1 XÍCARA DE AÇUCAR
1/2 XÍCARA DE ÓLEO
1 XÍCARA DE LEITE
1 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
1 XÍCARA DE QUEIJO RALADO
4 OVOS
1 COLHER DE PÓ ROYAL

BATE TUDO NA BATEDEIRA OU LIQUIDIFICADOR E LEVE AO FORNO POR 30 MINUTOS.
BOM APETITE!!!






O bolo ficou uma délicia!!! Todos adoraram. No dia seguinte, as mães vinham na porta da sala ou mandavam recadinhos na agenda pedindo a receita, pois queriam fazer em casa dizendo que o filho(a) gostaram muito do bolo que a tia fez na sala. Fiquei tão emocionada! bjus e até a próxima.


A receita da semana foi o "CURAL DE MILHO". Então vamos lá.

CURAL DE MILHO

12 ESPIGAS DE MILHO
4 COLHERES DE AÇÚCAR (COLHER GRANDE)
1 1/2 LITRO DE LEITE
1 COLHER DE AMIDO DE MILHO
1 PITADA DE SAL

(Esta receita dá para 28 alunos)


EIXOS:

NATUREZA E SOCIEDADE: Festa Junina - comidas típicas - Cural de Milho
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Explorar a receita confeccionada em cartaz; origem dos ingredientes.


MATEMÁTICA: Explorar as quantidades/ medida de capacidade/ massa



ARTES VISUAIS: (recorte e colagem) Confecção de 1 milho com crepon (amarelo e verde)

Foi muito divertida a exploração dessa receita. as crianças



PLANO DE AULA


NATUREZA E SOCIEDADE:

Folclore Brasileiro - História do Saci-Pererê
  • Mostrei para a turma o vídeo: "Olha que eu vi" do grupo "Girasonhos". Baixei este no site:http://www.youtube.com/watch?v=eyqC-mp_UOk. Não consegui postar o video no meu blog. As crianças ouviam e cantavam, acompanhando com toda atenção a história.


IDENTIDADE E AUTONOMIA

Na rodinha da conversa, as crianças observaram o Saci-Pererê dentro de uma garrafa. A partir daí:

  • As crianças imitaram o andado do Saci Pererê e dramatizaram a história.
  • Conversamos sobre o que são lendas, as bagunças do Saci-Pererê, se as atitudes dele são corretas, porque ele tem uma perna só, cor do saci, o porque do Saci está preso dentro da garrafa ...


ARTES VISUAIS

  • Confecção do Saci-Pererê com formas Geométricas.





MÚSICA/ MOVIMENTO:

  • Imitar o Saci-Pererê;
  • Dramatizar a História;
  • Cantar a Música: "Olha o que eu vi"
SACI PERERÊ
PERERÊ PERERÊ PERERÊ, PERERÊ, PERERÊ... SACI PERERÊ (BIS)
OLHA QUE EU VI SACI PERERÊ,
OLHA QUE EU VI SACI PERERÊ...
SUBINDO, INDO EMBORA
COM O CAIPORA
COMENDO AMORA
COM A DONA AURORA
COM A BUNDA DE FORA
ALI MESMO AGORA.
PERERÊ PERERÊ PERERÊ, PERERÊ, PERERÊ... SACI PERERÊ (BIS)
OLHA QUE EU VI SACI PERERÊ,
OLHA QUE EU VI SACI PERERÊ...
O TREM CAIPIRA
MAS O CURUPIRA
DANÇANDO CAIPIRA
RODANDO ELE GIRA
DEPOIS ASSOVIA
SOLTA UM PUM E SE VIRA.
PERERÊ PERERÊ PERERÊ, PERERÊ, PERERÊ... SACI PERERÊ (BIS)
OLHA QUE EU VI SACI PERERÊ,
OLHA QUE EU VI SACI PERERÊ...
DEITADO NA ESTEIRA
DEBAIXO DA FIGUEIRA
FALANDO BESTEIRA
SEM ERA NEM BEIRA
DANDO NÓ NA ORELHA DO SEU PEREIRA.

MATEMÁTICA
  • Construir o Saci-Pererê com as formas geométricas ( circulo, triângulo e retângulo)
  • Contar os Saci- Pererê de todos os alunos juntos, só das meninas, só dos meninos...

Para finalizar este dia com expectativas avanças, levei o Saci-Pererê preso dentro da garrafa para casa. Quando cheguei mostrei para meus filhos que logo ao vê o Saci ficaram assustados e ao mesmo tempo surpresos e saber como o Saci havia parado ali dentro da garrafa.


Riller e Murillo (com o Saci na Mão) no Pé de Jabuticaba com o Saci-Pererê.


 adoraram o cural de milho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário