EDUCAÇÃO


INTRODUÇÃO AOS PCN'S

No link abaixo, você pode adquirir informações sobre a Introdução aos PCN'S que propoe uma educacao comprometida com a cidadania, ética, orientações didáticas  entre outros. Vale a pena da uma lida, principalmente para aqueles (as) que estão se preparando para o concurso da SEEDF/2013.
Espero que esteja ajudando. Bjus

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf




Sugestões Passo a Passo para fazer relátorio individual na Educação Infantil. Para mim, estes passos ajudaram bastante para descrever o comportamento de cada aluno. Espero que ajude.

INTRODUÇÃO: serve para apresentar as características da criança e ela no grupo – e o grupo em relação a ela! Falem de seu trabalho enquanto professor – que se preocupa com o bem estar de todos, com a aprendizagem significativa, que recebe as crianças e tudo que elas trazem em suas vivências e experiências.
O grupo – quem é, como são, qual é a rotina deles, atividades preferidas, característica(s) do grupo;
A criança no grupo – como ela se situa no coletivo – como se destaca e/ou como se coloca nele; como reage frente as atividades coletivas;
As características da criança – como ela é;
A criança e as atividades – suas preferências, suas reações, suas contribuições,
A dinâmica da criança em sala – ela e a rotina – ela reclama, adere, participa do que? Seu temperamento e escolhas;
Suas relações com os outros - ênfase na parte afetiva – seus relacionamentos fazendo uma ligação com suas características pessoais;
Desempenho no dia-a-dia – nas atividades – como ela se envolve nas atividades, seu progresso, seu envolvimento com as atividades e pessoas;
Curiosidades dos comportamentos das crianças que ilustram seu desenvolvimento – suas falas, gracinhas, surpresas, insights, contribuições, perguntas, observações, etc.
Planos para futuro próximo – o que você pensa que a criança precisa para continuar se desenvolvendo de  maneira progressiva e positiva, o que em particular você planejaria para ela. Revele o seu olhar particular para ela e suas projeções.
OBSERVAÇÕES FINAIS: servem para indicar como o professor irá continuar o trabalho com a criança em questão, RESSALTANDO A PREOCUPAÇÃO INDIVIDUAL, MAS INTEGRANDO-A NO GRUPO!
LEMBRE-SE:Abordando todos estes itens, o professor estará falando tanto das áreas do desenvolvimento infantil, como das áreas do currículo, trazendo a tona os quatro focos principais da Educação Infantil – criança, professor, currículo/planejamento e as relações.


Importante:
O professor deve escrever como se estivesse escrevendo para alguém que não conhece as crianças e, portanto vão revelar as dificuldades com moderação. Neste documento é o lugar do professor falar na sua própria voz revelando suas observações, planejamentos, reflexões e planos futuros. A voz da criança será para exemplificar aquilo que vocês estão falando sobre elas!



Dicas para o inicio da Ano letivo de 2009 para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental


TÉCNICA PARA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA(Inspirado nos estudos de Emília Ferreiro)
SUGESTÃO 1

No teste, pede-se ao aluno que escreva 4 (quatro) palavras e 1 (uma) frase.
A seleção das palavras deve observar os seguintes aspectos:
Elas devem pertencer ao mesmo campo semântico (flores, animais, frutas...)
Não devem ser repertório escolar usual do aluno.

O que pede para ser escrito conta com substantivos concretos, na seguinte ordem:
*Uma palavra DISSÍLABA;*Uma palavra POLISSÍLABA;
*Uma palavra TRISSÍLABA;*Uma palavra MONOSSÍLABA.
*Uma frase em que o sujeito é o nome do aluno e repete-se a palavra dissílaba para verificar se o aluno mantém a mesma escrita para a mesma palavra:

EXEMPLO 1:
*PALAVRASpato
borboleta
galinha
cão

*FRASE:
"ANDRÉ" viu o pato na lagoa.

SUGESTÃO 2

A partir da leitura de uma história, realiza-se a seguinte atividade escrita com o aluno.

a) O professor deve retirar do texto lido uma palavra DISSÍLABA, TRISSÍLABA, POLISSÍLABA e MONOSSÍLABA (todas substantivos concretos). Daí, pedir que escrevam espontaneamente.

b) A partir do contexto, o professor elabora uma frase d acordo com a história lida contendo uma palavra DISSÍLABA e solicita que o aluno escreva espontaneamente.

c) De posse dessas informações, o professor analisa os resultados e verifica o nível da psicogênese em que o aluno se encontra.

d) Se o aluno apresentar uns conhecimentos ortográfico mais elaborado, fazer o teste das sete palavras, uma frase e um texto, para classificá-los em: alfabetizado 1,2,3 ou 4.

OBS: As palavras deverão conter: dígrafos, encontro consonantal, vogais nasalizadas, consoantes mudas, etc...

A frase deve ser elaborada, pelo professor, a partir do texto, para que o aluno a escreva espontaneamente. Ela deverá conter uma das palavras do ditado.

O professor deverá solicitar que o aluno reproduza o texto de forma escrita.

Até a próxima... Bjus


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